Preparos para a Eletroneuromiografia

Preparos para a Eletroneuromiografia

Quais são os preparos para a eletroneuromiografia?

Em relação aos preparos para a eletroneuromiografia (ENMG) a Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica tem recomendações semelhantes a outros centros de referência em eletroneuromiografia no mundo. 

Na realidade o preparo é algo simples. Não existem recomendações específicas. No entanto, é importante seguir os cuidados básicos para facilitar a realização do exame de eletroneuromiografia:

  • Preferencialmente esteja com a pele limpa (lavada com água e sabão).
  • Não utilize hidratantes ou outras loções corporais.
  • Use camisetas ou outras vestimentas que deixem os ombros livres. 
  • Evite utilizar calça jeans ou outras calças apertadas. 
  • Em alguns casos pode ser necessário avaliar os nervos que tem origem no início da coxa (virilha). Nestes casos, é recomendado o uso de bermudas ou vestidos. Se você preferir pode levar uma bermuda e utilizá-la no momento em que realizará o exame.
  • Se seu médico solicitou eletroneuromiografia da face não utilize maquiagem.

Preparos para a eletroneuromiografia – o que é realizado no exame?

Ao se preparar para uma eletroneuromiografia você precisa saber alguns conceitos do exame. A eletroneuromiografia (EMG ou ENMG ou estudo da condução nervosa) é um exame neurofisiológico que estuda o sistema nervoso periférico e detecta as doenças que acometem nervos e músculos. O exame utiliza um estímulo elétrico (choque) e uma agulha e pode causar um pouco de desconforto em sua realização. O exame é incômodo, porém suportável. Saiba mais o desconforto do exame em: https://eletroneuromiografiasp.com.br/eletroneuromiografia-doi/

Como se Preparar para uma eletroneuromiografia – Outras informações

Além das orientações indispensáveis descritas acima, existem outros preparos para eletroneuromiografia que também são relevantes. É importante que você saiba que os hidratantes, loções, maquiagem ou a pele suja atrapalham o funcionamento adequado dos eletrodos, interferindo na captação dos estímulos elétricos e prejudicando na execução do exame.

O tempo e duração de uma eletroneuromiografia varia de acordo com qual parte do corpo está sendo estudada e depende da complexidade do caso. 

Esteja preparado para chegar ao local da sua eletroneuromiografia com 15 min de antecedência. O exame de eletroneuromiografia de membros superiores e a eletroneuromiografia de membros inferiores duram no mínimo 40 min cada um.

No entanto, eletroneuromiografia de quatro membros e a eletroneuromiografia de fibra única podem chegar a 1h e 40 min. Então, também prepare-se para sair um pouco mais tarde. Tenha paciência, pois mais importante do que terminar o exame cedo é realizar um exame com qualidade e que forneça um diagnóstico de eletroneuromiografia de confiança.

Neste vídeo aprenda mais sobre o preparo da eletroneuromiografia e quanto tempo dura o exame ENMG:

O Serviço de Eletroneuromiografia SP

O Serviço de Eletroneuromiografia SP Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista oferece aos pacientes um atendimento de excelência e qualidade para realização do exame de eletroneuromiografia.

Reconhecemos e valorizamos a individualidade de cada paciente. Por este motivo, trabalhamos para que seu exame seja diferenciado, auxiliando você e seu médico na definição do seu diagnóstico.

Navegue pelo nosso site para saber mais sobre para que serve o exame de eletroneuromiografia e conhecer os diferentes tipos do exame. Para entrar em contato conosco, informar-se sobre horários de atendimento e agendar seu exame, acesse esta página.

Eletroneuromiografia SP – Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Exame de Eletroneuromiografia em São Paulo – Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Endereço: Rua Itapeva, 518 – sala 901
Bela Vista
São Paulo – SP, 01332-904

Horário de Funcionamento: Seg-sex 08:00-20:00h

Telefone: (11) 3262-4745 / (11) 98758-7663

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *