Eletroneuromiografia de Membros Superiores

Eletroneuromiografia de Membros Superiores

O que é a eletroneuromiografia de membros superiores?

A eletroneuromiografia dos membros superiores (sigla ENMG MMSSé o exame especializado que avalia os nervos dos ombros, braços, antebraços, mãos e coluna cervical. 

O exame de eletroneuromiografia de membros superiores é um exame neurofisiológico que estuda o funcionamento dos neurônios motores, nervos periféricos, músculos e a comunicação entre os nervos e músculos de todo o membro superior. 

Este exame é fundamental para diagnosticar diversas doenças que afetam os nervos periféricos dos membros superiores e geralmente é solicitada diante sintomas de dor, dormência, queimação, formigamento ou perda de força nos braços ou mãos.

Como é Realizada a Eletroneuromiografia de Membros Superiores (ENMG MMSS)?

Primeiramente, tanto a eletroneuromiografia de membros superiores como qualquer outra eletroneuromiografia é realizada por um médico neurologista especializado denominado neurofisiologista.

A eletroneuromiografia de membros superiores (ENMG MMSS) avalia os nervos e músculos das braços e mãos nos dois lados do corpo. Mesmo que os sintomas sejam em um único lado, a avaliação global permite o diagnóstico comparativo e detectar condições silenciosas e em fase inicial.

O exame ENMG MMSS apresenta duas etapas. A primeira para avaliar os nervos e a segunda para estudar os músculos e sua atividade. Na primeira fase do exame utilizamos pequenos estímulos elétricos (“choques”). Os estímulos elétricos são aplicados sobre o nervo e captados pelo aparelho de eletroneuromiografia. 

Na segunda etapa, utilizamos uma agulha especial bem fina, semelhante a agulha de acupuntura. A agulha não realiza estímulo elétrico. Ela apenas captará os sinais da atividade muscular no repouso, no esforço muscular leve e na contração máxima. Após essa etapa o exame está concluído. 

Indicações da Eletroneuromiografia de Membros Superiores (ENMG MMSS)

A maioria dos exames de ENMG MMSS são indicados para investigação de dormência nas mãos. Esse sintoma muitas vezes é causado por uma compressão de um dos nervos da mão na região do punho, condição denominada Síndrome do Túnel do Carpo.

Além disso, a eletroneuromiografia de membros superiores serve para diagnosticar outras condições:

  • Compressão nervosa por hérnias de disco cervicais
  • Dormências e formigamentos nas mãos e nos braços
  • Dor nos membros superiores
  • Fraqueza nas mãos, braços ou ombros
  • Atrofia de mãos
  • Avaliação de nervos após traumas ou antes de cirurgias
  • Diagnóstico de doenças como ELA, Miastenia entre outras

Onde fazer Eletroneuromiografia de Membros Superiores?

Com o objetivo de oferecer exame de Eletroneuromiografia de membros superiores em São Paulo com qualidade e excelência, o Serviço de Eletroneuromiografia SP – Dr Diego de Castro está localizado próximo a Avenida Paulista.

Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP. Membro da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). 

Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista

Nossa meta é oferecer aos nossos pacientes muito mais do que um simples exame. Oferecemos uma avaliação neurológica com uma eletroneuromiografia de qualidade capaz de auxiliar pessoas na definição diagnóstica de seus sintomas.”