Eletroneuromiografia de Fibra Única

Eletroneuromiografia de Fibra Única

Se seu médico solicitou uma eletroneuromiografia (ENMG) ou eletromiografia (EMG) de fibra única, ele pode estar suspeitando de uma doença chamada Miastenia gravis.

A Miastenia gravis é caracterizada por visão dupla, estrabismo (“ficar vesgo”) e graus variados de cansaço e fraqueza. Os pacientes podem ainda ter uma “fala pelo nariz” (fala anasalada), dificuldade de engolir e sintomas que podem piorar no período da tarde. 

Em 30% dos pacientes com Miastenia que fazem exame de sangue, os resultados são normais. Outros 30% também apresentam resultados normais no exame ENMG convencional.

Assim, a eletroneuromiografia de fibra única é o exame mais indicado para diagnosticar Miastenia gravis. Por meio dessa técnica, é possível identificar quase 100% dos pacientes com Miastenia, confirmando ou afastando o diagnóstico da doença.

Como é realizada a Eletroneuromiografia de Fibra Única

Enquanto a eletroneuromiografia de rotina estuda várias fibras musculares ao mesmo tempo, a técnica de Fibra Única é realizada para o estudo de fibras musculares isoladas.

São utilizados eletrodos especiais, que possuem uma superfície de registro muito pequena, para captar o potencial de ação das fibras musculares em seus menores componentes. Geralmente avaliamos os músculos da região próxima aos olhos, que são os mais vulneráveis a miastenia ou o músculo do antebraço. 

É importante buscar um profissional de confiança para a realização do exame, devido à sua complexidade, necessidade de software diferenciado, conhecimentos técnicos e uma experiência considerável da parte do médico neurofisiologista, para a obtenção de resultados confiáveis. té

Use o código abaixo para compartilhar o infográfico no seu site:

Indicações da Eletroneuromiografia de Fibra Única

Diversas pesquisas, apontam que a eletroneuromiografia de fibra única é indicada na avaliação de:

  • Queixas de fadiga
  • Cansaço
  • Fraqueza muscular generalizada
  • Fraquezas nos músculos da face
  • Alterações de fala (“fala anasalada”)
  • Dificuldade de engolir ou engasgos
  • Alterações de visão como estrabismo e visão dupla. 

Em todas as situações que existe suspeita de Miastenia gravis essa técnica de ENMG é o melhor exame a ser realizado.

Atendimento

Dr Diego de Castro é médico Neurologista e Neurofisiologista pela USP e realiza o exame de eletroneuromiografia de fibra única em São Paulo. Estamos situados na região do Paraíso, próximos a Avenida Paulista e ao Hospital HCor.

Nossa missão é oferecer aos pacientes um atendimento de excelência e qualidade para realização de todos os tipos de exame ENMG. 

Para nós, cada paciente é único. Por este motivo, trabalhamos para que seu exame seja diferenciado, auxiliando você e seu médico na definição do seu diagnóstico.

Eletroneuromiografia SPDr Diego de Castro é um dos poucos serviços do Brasil aptos para realização de ENMG de fibra única.

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

“Nossa meta é oferecer aos nossos pacientes muito mais do que um simples exame. Oferecemos uma avaliação neurológica com uma eletroneuromiografia de qualidade capaz de auxiliar pessoas na definição diagnóstica de seus sintomas”.